Planejando a Aventura

RUMO NORTE!


            Bom, lá vamos nós de novo... Depois de uma longa viagem de 16.000 km até o final da América do Sul no ano passado, agora vamos para o norte – Alaska, aqui vamos nós... Contagem regressiva – dia 20/08/2013 começa a nova aventura para concretizar mais um sonho.

            Dessa vez não faremos toda a viagem de Brasília ao Alaska de carro, embora fosse a vontade do Beto, uma vez que a distancia é muito grande. Mas ao chegar a Anchorage vamos pegar um carro e deslocar por lá um total de 4.000 km, procurando conhecer o máximo.

            Alaska, por que o Alaska? Assim algumas pessoas me perguntaram. O que tem para fazer por lá? Bom, depois de tantas viagens por grandes cidades, de tantas visitas a museus, palácios, castelos e tantas histórias estamos em uma fase de curtir a natureza, apreciar a flora e a fauna vendo animais em seus habitats, etc...

 E é isso o que há por lá – terra da aurora boreal, dos longos dias de verão, do sol da meia noite, imensos parques que abrigam ursos, alces, entre outros. No frio mar do Pacífico norte é possível ver baleias, narvais, golfinhos, orcas e muitos peixes. Os pescadores encontram um paraíso – ali são famosas as pescarias de salmões e halibuts. É toda essa natureza que vamos buscar, que queremos ver, que queremos sentir e nos integrar, talvez num mergulho em nosso próprio interior. A aventura nos atrai. Penso que se fossemos mais jovens estaríamos de mochila nas costas fazendo longas trilhas e caminhadas, mas temos que reconhecer nossas limitações e fazer algo mais leve.




            O Alaska era parte da nossa lista de desejos e então, como sempre fazemos, fomos pesquisar como tornar realidade essa viagem e qual o melhor custo-benefício  – ouvimos falar de cruzeiros, de trilhas, pescarias, trens, e então partimos para a internet  - encontramos vários sites que citavam as inúmeras formas de conhecer esse enorme estado americano, no qual a principal atração é a natureza em seu estado mais puro. 

Todos traziam os mesmos passeios – trilhas, rafting, passeios de barco pelo rio, voos até o monte McKinley, passeios no Denali Park, cruzeiros pelos fiordes etc, mas um site em especial  nos chamou a atenção pela praticidade em montar a viagem da forma como queríamos, permitindo fazer todas as reservas de hotel, transporte e das atrações – http://www.alaskatravel.com.

            E mais um sonho vai se tornar realidade... Breve estaremos embarcando com toda nossa viagem já definida, planejada, reservada e até paga.


DEFININDO O ROTEIRO

 Dentro das nossas pesquisas na internet, a primeira coisa a ser definida era a melhor época para visitar o Alaska e quanto a isso a maioria dos sites indicava ser o verão – ou seja, julho e agosto. Não só pelas temperaturas mais amenas (de 12 a 20 graus °C), mas também por ter os dias mais longos, permitindo um melhor aproveitamento já que as atrações eram sempre ao ar livre.

            Usando o site do Alaska Tour and Travel (http://www.alaskatravel.com.) reunimos as informações que queríamos quanto ao que havia para fazer por lá – então era decidir o que nós queríamos fazer. Decidimos fazer um cruzeiro entre Seward no Alaska e Vancouver no Canadá. O site oferecia pacotes já prontos de excursões pré ou pós cruzeiro com números variáveis de dias e também permitia programas customizados – optamos pelo último.

            Em cada local (Anchorage, Fairbanks, Talkeetna, Seward, Denali Park) há várias atrações, que vão desde voos panorâmicos a jantares folclóricos com shows, em diferentes horários. Após extensa análise das nossas preferencias, conseguimos montar uma grade de programação na qual aproveitávamos melhor o tempo, incluindo o deslocamento entre as cidades, obtendo o melhor custo-benefício – a brincadeira sai cara!!!
Denali Park com Mt McKinley

            Após a excursão pré-cruzeiro, faremos um cruzeiro saindo de Seward, de 8 dias até Vancouver. Nesse cruzeiro faremos várias paradas e em cada uma delas teremos excursões em terra. Essas cidades das paradas pertencem também ao estado do Alaska e só são acessadas por ar e mar, não havendo estrada até elas, exceto Skagway que é acessível por meio da Klondike Highway.
 Voando  ao McKinley
 Juneau
 Ketchikan - a capital do salmão
Na corrida do ouro em Skagway.

            Em Vancouver, ficaremos 3 dias conhecendo a cidade, que dizem ser a mais bonita do Canadá, incluindo ai, uma visita a Ilha Victória. Depois deslocaremos até Seattle, de trem, onde ficaremos mais 3 dias fazendo turismo e compras. Dali voaremos de volta para casa.

            Ao final, nosso passeio completo ficou assim:
DIA 1: Voo Brasília – Atlanta – Seattle – Anchorage.
DIA 2: Talkeetna JetboatUma excursão de duas horas em um jetboat no Rio Susitna; e
         Talkeetna Lakes Hike - Caminhada  de  4,8  km em 3 horas em torno do lago.
DIA 3: McKinley Flight Experience – voo de 60 minutos até próximo ao topo do Monte McKinley e visão dos glaciares.
DIA 4: City Tour Histórico em Fairbanks - citytour na cidade;
        Riverboat Discovery Cruise - Um cruzeiro de 3 ½ horas nos rios Chena e Tanana; e
         Alaskan  Salmon  Bake  Dinner  -  Um  banquete  com  salmão, bacalhau e carne e um passeio pelo Pioneer’s Park com várias atrações da história do Alaska.
DIA 5: Rafting Scenic Mild Water - Um rafting leve de 3 horas pelo Rio Nenana no Park Denali; e
          Cabin Night Dinner Theater Denali - Jantar com musical sobre a corrida do ouro no Alaska.
DIA 6: Kantishna Experience Denali Bus Tour - Passeio interpretativo de um dia de ônibus pelo Denali Park observando a fauna e a flora e a cidade histórica de Kantishna.
DIA 7: Denali Hiking – Steps Thru Time – Caminhada  interpretativa de 3 ½ horas com guia pelo Denali Park.
DIA 8: City Tour em Anchorage; e
         Alyeska Tram em Girdwood – Gôndola cênica ao topo do Monte Alyeska.
DIA 9: Trem panorâmico de Anchorage até Seward; e
        Kenai Fjords Wildlife Cruise - cruzeiro com almoço de salmão e prime ribs – um passeio de 55 milhas por Resurrection Bay vendo a vida marinha e o Glacial Bear com almoço.
DIA 10:Alaska Sea Life Center – Aquário de vida marinha de Seward; e
          Início  do  Cruzeiro  -  Navio  Rhapsody  of  the  Seas  –   Royal Caribbean.
DIA 11: Geleira Hubbard - Navegação.
DIA 12: Juneau  -  Mendenhall  Glacier  e  Salmon Hatchery; Bonde ao Monte Roberts.
DIA 13: Skagway - Skagway Street Car City Tour; e
             White Pass Railroad e Klondike Highway Combination.
DIA 14: Icy Strait Point - Forest Tram & Tribal Dance Combination.
DIA 15: Ketchikan - Historic Ketchikan Trolley & Lumberjack Show.
DIA 16: passagem interior - Navegação.
DIA 17: Chegada a Vancouver - City Tour em Vancouver.
DIA 18: Passeio na Ilha Victória.
DIA 19: Vancouver.
DIA 20: Seattle - Trem para Seattle; e
             City Tour em Seattle.
DIA 21: Seattle.
DIA 22: Compras em Premium Outlet Seattle.
DIA 23: Retorno ao Brasil – Voo Seattle – Atlanta - BSB.

ARRUMANDO AS MALAS





Estamos há dias acompanhando a meteorologia para poder decidir o que levar de roupas. Até alguns dias atrás, a temperatura estava parecida com Brasília – variando de 15°C a 24°C. Mas na última semana a temperatura tem caído e há chuva, ficando agora entre 12°C e 19°C. A tendência é cair um pouco mais. Os dias ainda são longos – o pôr-do-sol está ocorrendo as 21:45 h.


Pelas descrições, junho é um mês mais seco e com dias mais longos, mas tem mais mosquitos. Julho é um ótimo mês, mas há hordas de turistas deixando tudo mais complicado. Agosto tem boas temperaturas, mas é um pouco mais chuvoso... Ou seja, nada é perfeito.


A mala é um quebra-cabeça já que temos muitas atividades outdoor, que necessitam de roupas mais aquecidas e impermeáveis. Mas também temos atividades indoor, embora pelos folhetos sejam locais mais rústicos e, portanto, um jeans resolve bem. Porém, depois temos o cruzeiro e tem aquela história de roupas mais elegantes, inclusive com uma noite formal – o jantar do comandante – com vestidos longos e terno!  E aí, acomodar tudo isso na mala... Tem que pensar bem. E não é roupa para um tipo único de clima – pode esfriar, pode chover, pode esquentar um pouco... Oh dúvida!!!


A ansiedade aumenta...  São muitas expectativas. Já navegamos mil sites da internet e vimos muitas fotos - locais belíssimos, fauna e flora incríveis, paisagens de perder o fôlego! Mas mesmo com tanto planejamento sempre rola um estresse – será que vai dar tudo certo, que os passeios são bons... E por ai vai. A gente faz tanta pesquisa que já viaja antes...


Bom, daqui a cinco dias começa a nova aventura... Vamos que vamos...



Nenhum comentário:

Postar um comentário